fbpx Fale Conosco agora (41) 98706-9451

Quadras Esportivas: Cuidados no seu planejamento

O planejamento e a execução de uma quadra esportiva, embora pareçam tarefas fáceis, devem considerar o estudo atento de vários itens. É muito importante, inicialmente, a definição da orientação da quadra, se descoberta, em relação à trajetória do sol. Deve ser evitada a orientação Leste/Oeste uma vez que, nesse caso, as metas estarão expostas à incidência direta dos raios solares, o que causará ofuscamento na equipe que o tiver pela frente.

A figura apresenta as dimensões e orientações recomendadas para campo de futebol e quadras de vôlei,basquete e futebol de salão. O nivelamento das quadras esportivas é outro aspecto importante a considerar, na medida em que devem ser evitados locais onde possa ocorrer acúmulo de água, bem como possa oferecer risco ao equilíbrio dos jogadores. Nesse sentido, o acabamento do piso – pintado ou revestido – deve ser objeto de cuidado especial. Deve ser prevista ainda, a drenagem adequada da quadra de forma a evitar alagamentos, tanto nela, como nas áreas ao seu redor.

No caso de quadras esportivas com piso cimentado, muito comuns em nosso meio, deve ser objeto também, de cuidados especiais, a definição da sequência de concretagem, com a previsão de juntas de dilatação, para que sejam evitadas trincas. A iluminação de uma quadra é outro item de suma importância, uma vez que deve-se obter níveis adequados de iluminamento, com o mínimo consumo de energia.

Assim como o planejamento e a construção, os projetos de arquitetura, hidráulica e luminotécnica, entre outros, de uma quadra esportiva, devem ser encomendados a profissionais habilitados, arquitetos e engenheiros. Não devem ser esquecidas, ainda, as importantes questões relacionadas à Acessibilidade.

 



Deixe um comentário